FAPERS presente no 14º Encontro da ASAPAS

17/11/2014

Pela décima quarta vez os aposentados da ASCAR reuniram-se, desta vez em Santa Catarina, no hotel Águas Mornas Palace Hotel, para mais um momento de convivência e confraternização.

Foram quatro dias de muitas atividades de lazer e também de trabalho e decisões. Na Assembleia Geral da Associação, que teve lugar no dia 11, foi apresentado o Relatório de Atividades e a prestação de contas do período outubro/2013 a outubro/ 2014.

Também, conforme determina o Estatuto foi eleita a nova diretoria, conselho deliberativo e fiscal para gestão 2014/2016. Odila Rubin Vasconcelos foi eleita a nova presidente da ASAPAS. Na mesma oportunidade,  foram  empossados os novos dirigentes.

 O Diretor de Seguridade da FAPERS, Aluisio Santos Ribeiro, a convite da diretoria da ASAPAS proferiu palestra intitulada “De olho no futuro... Os novos desafios...”.  Após abordar diversos aspectos relacionados com as adesões de novos participantes, pagamento de benefícios, rentabilidade dos planos, metas atuarial, custeio administrativo, conquistas e avanços de 2013, situação do patrimônio, desafios de 2014, riscos, difíceis/superávits e  longevidade, esclareceu dúvidas sobre as propostas de alterações nos regulamentos dos Planos Misto e Geral Saldado e criação de Novo Plano.

A informação sobre decisão da Patrocinadora em não possibilitar  migração para Novo Plano aos aposentados e pensionistas foi recebida com entusiasmos pelos presentes. Os mesmos temiam o esvaziamento, principalmente do Plano Geral Saldado, com possíveis reflexos nos percentuais de cobertura de futuros déficits que seriam suportados pelo número menor de participantes.

Quanto a nova forma de pagamento do custeio administrativo, que passa a ser paritário e cobrado mensalmente do benefício dos aposentados e pensionistas, a partir de novembro de 2014 para o Plano Geral Saldado e janeiro de 2015 para o Plano Misto, Aluisio pontuou cada questionamento tendo como base as informações disponíveis no Site da Fundação. Aluisio recomendou a leitura dos documentos ali postados, lembrado que possíveis dúvidas podem e devem ser dirimidas junto a FAPERS a partir de contato telefônico, e-mail ou pessoalmente.

Na foto,  os componentes da nova Diretoria eleitos para gestão 2014/2016. Ao centro, com o microfone, está a Presidente Odila Rubin Vasconcelos.

Fonte: Diretoria Executiva

« Voltar