Capacitação do Conselho Fiscal

29/08/2014

Nos dias 26 e 27 do corrente mês, os Conselheiros Fiscais, Gestão 2014-2017, estiveram reunidos na sede da Fundação, oportunidade em que participaram de uma capacitação em educação previdenciária. O objetivo desse encontro foi ministrar conteúdos que qualifiquem os novos conselheiros para o bom  desempenho de suas funções.

Os conteúdos foram desenvolvidos pelos empregados dos diferentes núcleos da Fundação, pela Assistente Técnica e Diretoria Executiva.

A metodologia de apresentação foi em forma de painéis o que permitiu uma perfeita interação, aliando teoria e prática à experiência de todos os envolvidos.

No primeiro dia,  os temas trabalhados foram:

- Características dos Planos de Benefícios administrados pela FAPERS

- Funcionamento da área de Seguridade

- Atuária para não atuários

- Papel dos Conselheiros

- Ações Judiciais

- Desafios frente aos novos cenários

 

No segundo dia:

- Contabilidade nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar

- Gestão de risco

- Estrutura dos Investimentos na Previdência Complementar Fechada

- Os investimentos na FAPERS

- Empréstimos

- Política de Investimentos

- Relatórios de Risco

- Funcionamento da Comissão Mista de Investimentos

- Avaliação e Encerramento

Este trabalho é de caráter permanente e estão previstos novos painéis dentro do programa de qualificação, educação previdenciária e financeira em desenvolvimento pela Fundação.

O Conselheiro, Carlos Roberto Vieira da Cunha, membro do Conselho Deliberativo também participou da Capacitação do Conselho Fiscal, contribuindo nas discussões dos assuntos abordados.

Na foto ao lado, uma amostra dos presentes, da direita para a esquerda estão: Clever Renato Neuenfeldt, Diretor Financeiro, Paulo Francisco Conrad, Diretor Superintendente, e os Conselheiros Fiscais: João Francisco Quaresma Caino, Álvaro Roque Kern e Jorge Eduardo Hamilton Torres.

Fonte: Diretoria Executiva

« Voltar